INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Brasília

O Primeiro Curso de Biblioteconomia do Brasil

Durante a administração de Manuel Cícero Peregrino da Silva na Biblioteca Nacional, o seu pioneirismo foi bastante notável ao adotar diversas medidas que beneficiaram a biblioteca e a criação do curso

Como já abordado na postagem anterior do blog, durante a administração de Manuel Cícero Peregrino da Silva na Biblioteca Nacional, o seu pioneirismo foi bastante notável ao adotar diversas medidas que beneficiaram a biblioteca e a criação do curso de Biblioteconomia, que foi o primeiro da América Latina.

Desde que foi fundada, a Biblioteca Nacional era alojada em prédios adaptados, mas no ano de 1910 foi transferida para um novo prédio construído especificamente para ser a sua sede. Neste período várias reformas administrativas foram adotadas e entre elas estava o projeto de criação do curso de biblioteconomia no Brasil, tudo isso de acordo com a lei n° 2.356, de 31 de dezembro de 1910. Segundo Mueller (1985), o curso teve início em 1915 e sua estrutura tinha como principal influência a École Nationale des Chartes, na França.
Já era considerado um curso de nível superior, que exigia dos candidatos à conclusão do curso de Humanidades (o que seria o equivalente ao nosso ensino médio) e um exame de admissão. De acordo com Fonseca (1979), o curso consistia de quanto matérias:
• Bibliografia *
• Paleografia (estudo das antigas formas de escrita) e Diplomática
• Iconografia (estudo dos símbolos e imagens)
• Numismática (estudo das cédulas, moedas e medalhas)
* No programa de Bibliografia eram incluídas as matérias de Catalogação, Classificação, Organização e Administração de bibliotecas